PÁTRIA E PLEBISCITO


Está marcado para a Semana da Pátria um plebiscito, sobre o limite da propriedade rural no Brasil. 

A própria iniciativa levanta uma porção de perguntas. Isto é bom sinal. Pois a intenção é suscitar um questionamento, em torno de um assunto de indiscutível importância, como é a questão da terra no Brasil. O ponto de partida para um país elaborar sua identidade é a sua terra. Sem terra não há país. Disciplinar o uso da terra é uma tarefa patriótica de primeira grandeza! A questão da terra tem tudo a ver com a soberania nacional, e com destinação primordial da terra, que é a de produzir alimentos para a humanidade.

Equipe Executiva do 3º Congresso Vocacional define programação completa do evento


A Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, por meio da Pastoral Vocacional, realizará o 3º Congresso Vocacional do Brasil, de 3 a 7 de setembro, na cidade de Indaiatuba (SP). Os últimos preparativos para o Congresso foram definidos ontem, 23, na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF). Durante todo o dia, a Equipe Executiva do Congresso ficou reunida debatendo os últimos detalhes do evento.

Papa lembra o "inestimável dom" de Madre Teresa


O papa Bento XVI lembrou, na quinta-feira, 26,  a "inestimável dádiva" que a madre Teresa de Calcutá foi para a Igreja e para o mundo. Se estivesse viva, a freira completaria 100 anos.
O Vaticano divulgou uma carta, em que Bento XVI enviou a Mary Prema, a superiora geral das Missionárias da Caridade, ordem fundada por Madre Teresa. O texto foi lido durante a missa realizada pelo arcebispo de Calcutá, Lucas Sirkar, na sede da congregação. Na carta o papa também convida às missionárias a continuarem o trabalho da freira albanesa "junto aos mais pobres dos pobres, aos doentes e às pessoas sós e abandonadas".
Para o pontífice, Madre Teresa "foi para o mundo o exemplo das palavras de São João: Amados, se Deus nos amou assim, nós devemos também amar-nos uns a outros. Se nos amamos uns aos outros, Deus permanece em nós, e seu amor se aperfeiçoa em nós".

Cristo modelo de humildade e de gratuidade

papa Bento XVI fez um convite aos fiéis presentes durante o habitual encontro para a oração mariana do Angelus, no domingo (29), para que olhem para Cristo como um modelo de humildade e de gratuidade.
 Bento XVI comentou as passagens evangélicas e a parábola na qual Jesus afirma que quando você for convidado para uma festa de matrimônio, não se coloque no primeiro lugar, porque talvez exista um convidado mais digno do que você, e aquele que o convidou pedirá para que você dê o seu lugar.
 O pontífice disse aos peregrinos reunidos no pátio interno da Residência Apostólica de Castel Gandolfo que o último lugar de fato, representar a condição da humanidade degradada pelo pecado, condição da qual só a encarnação do Filho Único pode reerguê-la.

PALAVRA DO ARCEBISPO - RIBEIRÃO PRETO

Jales cinquentenária
Neste domingo, solenidade da Assunção de Nossa Senhora, a Diocese de Jales comemora o seu jubileu de ouro. As comemorações começam com a inauguração das modernas instalações da Cúria Diocesana. Na parte da tarde, acontece a Romaria Diocesana que culmina com a concelebração em ação de graças pelos 50 anos desta Igreja Particular.
 A diocese, desmembrada de Ribeirão Preto, foi criada pelo papa João XXII em 12 de dezembro de 1959 e instalada em 15 de agosto de 1960, no recém fundado município de Jales (18 anos).
 Ainda como seminarista e depois como diácono, tive a oportunidade de exercer atividades pastorais em algumas cidades da Diocese de Jales, sobretudo na Semana Santa.
 Neste domingo, estarei em Jales com os bispos da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto, participando da concelebração eucarística ao lado de Dom Luiz Demétrio Valentini – terceiro bispo diocesano.
 A Arquidiocese de Ribeirão Preto se alegra com tão auspicioso acontecimento. Saúda Dom Demétrio e todo o povo santo de Deus daquela querida diocese. 
 
+ Joviano de Lima Júnior, SSS
Arcebispo de Ribeirão Preto

“Discípulos missionários a serviço das vocações” é tema do 3º Congresso Vocacional do Brasil



A Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, por meio da Pastoral Vocacional, realizará o 3º Congresso Vocacional do Brasil, de 03 a 07 de setembro, na cidade de Indaiatuba (SP). Segundo os organizadores, o evento propõe-se a celebrar a caminhada do serviço de animação vocacional, a aprofundar a teologia das vocações na perspectiva do discipulado e da missionariedade, a consolidar a identidade do animador e do serviço de animação vocacional, e a oferecer pistas de ação para o trabalho vocacional.
O 3º Congresso vai permitir uma participação diversificada e qualificada de animadores vocacionais, nas suas diversas fases. “O simples fato de estar juntos e se encontrar, de refletir e partilhar as próprias práticas, de celebrar e propor metas e diretrizes favorecem uma convergência nas prioridades e nas ações, nos princípios e valores, garantindo a unidade no caminho e a riqueza das vocações para a vida e a missão da Igreja no mundo”, destacou o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada, padre Reginaldo de Lima.

26ª. Romaria Diocesana de Jales "Com Maria, celebramos nossa história"



No próximo dia 15 de agosto, estaremos realizando a 26ª. Romaria Diocesana. Desta vez a romaria reencontra sua finalidade primordial, de celebrar a história e a vida da diocese, recordando sua caminhada e invocando a bênção de Deus para continuar sua missão. 

Neste domingo, que coincide com o aniversário da Diocese, estaremos celebrando seu jubileu de ouro, recordando a instalação da Diocese há 50 anos, no dia 15 de agosto, festa de Nossa Senhora da Assunção. 

Desta vez contaremos com a presença dos bispos da Província, que decidiram fazer sua reunião em nossa diocese, para participar da celebração do seu jubileu de ouro. 

Na celebração que faremos na Praça da Catedral, cada comunidade terá a sua representação simbolizada pelas bandeiras dos municípios, que serão apresentadas no palco, no final da encenação, que vai simbolizar o surgimento da Igreja a partir da ressurreição de Cristo, simbolizada na bonita história da comunidade de Antioquia. 

DIOCESE DE CÚRIA NOVA


Por D. Demétrio Valentini

Está pronta a nova Cúria da Diocese de Jales. Ficará como um dos marcos do jubileu de 50 anos. Com traçado arquitetônico muito bonito, resultou um edifício que terá presença marcante na cidade, por seu visual externo e pela funcionalidade dos seus espaços.
O projeto esteve a cargo do arquiteto Oswaldo Polizio Júnior e do engenheiro Paulo Cezar Silva, sob a orientação do bispo diocesano. Sua execução foi acompanhada de perto pela administração diocesana, sob os cuidados do mestre de obras Claudenir Secchi, o "sarrafo".
A construção de uma nova cúria era sonho cultivado há anos. Foi pensada para durar muito tempo. Se o primeiro edifício serviu por 50 anos, este poderá durar 500. O prédio antigo não será demolido, pois ficará como sede do museu histórico que a Diocese pensa organizar.