26ª. Romaria Diocesana de Jales "Com Maria, celebramos nossa história"



No próximo dia 15 de agosto, estaremos realizando a 26ª. Romaria Diocesana. Desta vez a romaria reencontra sua finalidade primordial, de celebrar a história e a vida da diocese, recordando sua caminhada e invocando a bênção de Deus para continuar sua missão. 

Neste domingo, que coincide com o aniversário da Diocese, estaremos celebrando seu jubileu de ouro, recordando a instalação da Diocese há 50 anos, no dia 15 de agosto, festa de Nossa Senhora da Assunção. 

Desta vez contaremos com a presença dos bispos da Província, que decidiram fazer sua reunião em nossa diocese, para participar da celebração do seu jubileu de ouro. 

Na celebração que faremos na Praça da Catedral, cada comunidade terá a sua representação simbolizada pelas bandeiras dos municípios, que serão apresentadas no palco, no final da encenação, que vai simbolizar o surgimento da Igreja a partir da ressurreição de Cristo, simbolizada na bonita história da comunidade de Antioquia. 

A celebração contará com três momentos fortes. No início será acolhida a imagem peregrina De Nossa Senhora da Assunção, que neste ano jubilar percorreu todas as comunidades da diocese. Será o momento também de acolher os bispos da província e todos os romeiros para a celebração do jubileu da diocese.

Depois haverá o momento especial da valorização das comunidades da diocese, no final da encenação, com a apresentação das bandeiras dos municípios, e dos símbolos próprios de cada comunidade, recordando o jubileu das comunidades, celebrado neste ano no dia de pentecostes.

No final da romaria, será o momento de destacar o plano de pastoral da Diocese, através de balões coloridos, trazendo o nome dos dois eixos centrais do plano, a FORMAÇAO e a MISSÃO, e o nome das pastorais, movimentos e organismos da vida da diocese, que depois das bênçãos serão largados para serem levados ao espaço.

A romaria procurará recolher os momentos intensos e bonitos que foram acontecendo ao longo deste ano jubilar, que vai se concluir com a romaria. 

As diversas tarefas para o bom andamento da celebração já foram distribuídas entre os diversos setores da diocese. 

Tudo está pronto para revivermos a instalação da diocese, ocorrida 50 anos atrás. Daquela vez, tudo era esperança. A Diocese tinha sido criada apostando no futuro. Não havia ainda catedral, a própria cidade de Jales tinha apenas 18 anos de existência, tudo era muito precário, mas havia a esperança de que a diocese pudesse consolidar sua organização, e cumprir sua missão de congregar em Igreja de Cristo o povo da vasta região compreendida pelo seu território.

Esta romaria será o momento de louvar a Deus por ter sustentado a diocese ao longo destes 50 anos, e confiar em suas mãos o futuro que temos pela frente, com os desafios que a realidade continua apresentando para a Igreja. O exemplo de fé e de esperança dos fundadores da diocese, serve de estímulo para fazer da celebração do jubileu um solene compromisso de levar adiante a vida e a missão da Diocese, com seus propósitos expressos no plano diocesano de pastoral, elaborado ao longo do ano jubilar, e que ficará como marco especial a servir de referência para a continuidade da diocese.

COM MARIA CELEBRAMOS NOSSA HISTÓRIA. Todos convidados para a romaria diocesana. Todos chamados a celebrar com alegria e gratidão o jubileu de ouro da diocese. 

Vamos agradecer a Deus os 50 anos de nossa diocese. Vamos invocar a proteção de Maria e as bênçãos de Deus para todos os romeiros. Vamos confiar nas mãos de Deus o futuro de nossa diocese. 

0 comentários:

Postar um comentário