A vocação é um chamado de Deus, uma resposta humana e uma relação de amor!


Se precisar definir vocação em uma palavra, não seria outra, senão mistério. Não podemos entender, de modo puramente humano, o sentido profundo do chamado de Deus, a coragem da resposta e a força para a missão. Somos chamados a viver a nossa vocação, mesmo não a entendendo completamente. Sabemos que Deus quis precisar de nós! Que Ele conta conosco! Que faz de nós, seus filhos e filhas, instrumentos de seu amor. 


“Deus não escolhe os capacitados, mas capacita os escolhidos!” Essa expressão ajuda-nos a compreender que Deus não abandona aqueles que escolheu, mas os enche de dons e carismas. Assim como fez com os profetas, com os Apóstolos, com os santos e santas ao longo da história, continua a fazer conosco hoje: nos dá a sua graça para que, com o nosso esforço, construamos o Seu Reino. 


Vocação é um chamado à liberdade! Só é possível uma relação de amor quando se há liberdade. Deus não obriga ninguém a nada. Ele propõe! Apresenta os desafios! Mas garante felicidade àqueles que o seguem. Não há vocação sem resposta livre, sem discernimento, sem coragem.
     A história vocacional de cada um é diferente! Deus chama a cada um pelo nome, é isso que o Evangelho nos ensina. Podemos até nos inspirar em pessoas, em bons exemplos, perceber a realidade, mas o chamado vem de Deus. “Não fostes vós que me escolhestes, mais fui eu que vos escolhi”. A iniciativa é sempre de Deus! A resposta é sempre do homem! A missão é a conseqüência dessa relação de amor.
     A história vocacional de cada um é diferente! Esses elementos acima fazem parte da minha história. Não sou capaz de compreender porque Deus me chamou! Mas sei o que Ele quer de mim. Não sou capaz de compreender porque Deus me escolheu! Mas sei que preciso servi-Lo com alegria. Agradeço o carinho e apoio de todos os que contribuem para a minha formação. Peço orações para que eu seja sempre fiel a minha vocação.

Rodolfo

0 comentários:

Postar um comentário